Filmes 2011

Versãoes Diferentes

Biohazard 4 e Resident Evil 4 PAL (Consoles)

As versões japonesas e européias (designadas pela sigla PAL devido ao sistema de cor utilizado nas televisões daquela região) têm diferenças sutis da versão original lançada nos Estados Unidos. A versão japonesa teve censurada a animação de decapitação de Leon, quando atacado por um inimigo portando serra elétrica. No lugar, Leon tinha seu rosto mutilado. Ainda nesta versão, o mini-game “Assignment Ada” teve seu nome substituído por “Ada The Spy”.
As versões lançadas na Europa incluíam um modo “Easy”, além de ter algumas armas mais fortes em todos os níveis de dificuldade. A versão alemã, porém, é a mais censurada de todas, já que não inclui os minigames “Mercenaries” e “Assignment Ada”, por motivos não divulgados.

Resident Evil 4 (PS2)

Lançada quase dois anos depois da versão para Gamecube, a versão para Playstation 2 apresentou uma leve queda nos gráficos, principalmente nos detalhes dos cenários e inimigos. As cenas em tempo real da versão para o console da Nintendo foram transformadas em arquivos comuns de vídeo, de forma a manter uma boa qualidade das imagens. Ainda assim, a versão é considerada muito próxima ao original.

Para compensar as perdas gráficas, a Capcom incluiu uma série de exclusividades desta versão, sendo a mais gritante delas o modo “Separate Ways” (“Another Order” na versão japonesa), que mostra os passos de Ada Wong ao mesmo tempo em que Leon executa sua missão de resgate. Duas novas armas são exclusivas deste modo, uma shotgun e um lançador de flechas explosivas. Ao final de cada capítulo, informações extras eram disponibilizadas em textos, que aprofundam ainda mais a relação da espiã com Luis Sera e com a trama central.

Uma nova roupa para Leon e Ashley também foi incluída nesta versão, além de uma nova arma, a P.R.L. 412 (Plagas Removal Laser), que destrói os inimigos com apenas um tiro. Os jogadores ainda podiam acessar diretamente as cenas do jogo através do “Movie Browser”.



Resident Evil 4 (PC)

Lançada pela Ubisoft, a versão para computadores de Resident Evil 4 recebeu muitas críticas negativas antes mesmo de seu lançamento, a maioria delas relacionadas à baixa qualidade gráfica do port, que não inclua efeitos de iluminação e trazia uma taxa de definição de inimigos e cenários quase nula. As críticas se intensificaram quando a empresa anunciou que o game não traria suporte ao mouse, opção que parecia óbvia para se controlar a mira e a movimentação de Leon. Devido a tudo isso, o jogo, que trazia as mesmas características da versão PS2, teve um lançamento obscuro nos EUA e Europa, e nem mesmo chegou a ser lançado no Japão. Os problemas gráficos e de controle foram corrigidos posteriormente pelos patches e correções não oficiais criados por fãs e disponibilizados na internet.



Resident Evil 4 (Wii)

O grande atrativo desta versão é controle através da combinação wiimote + nunchuk do console da Nintendo. A mira laser das armas foi retirada, e os jogadores utilizam agora o controle do Wii apontado para a tela, orientando-se por um mira. A faca também é ativada ao balançar o joystick, assim como os botões de ação que devem ser ativados durante as animações. A versão apresenta os gráficos da versão PS2, com todos os modos e características extras.

Resident Evil 4 Mobile Edition (iPhone / iPod Touch / iPad)

Resident Evil 4 também ganhou uma versão para o iPhone ou iPod Touch, com controles que utilizam a tela sensível ao toque dos dispositivos. O jogo se divide em 12 capítulos que retratam diversos episódios do game, incluindo batalhas contra chefes. As fases são ligadas uma à outra por meio de cutscenes, imagens estáticas de vídeos do jogo com textos que contam a história. RE4 Touch Edition inclui também um modo Mercenaries e um sistema de compra e upgrade de armas. Uma nova edição para os dispositivos portáteis, entitulada "Resident Evil 4 Mobile For Beginners", foi lançada em fevereiro de 2010. Mais barato que o original, conta apenas com os dois primeiros capítulos, e os outros devem ser comprados separadamente. A versão também possibilita escolher entre quatro níveis de dificuldade e traz o modo Mercenaries habilitado desde o início. Mais tarde, em abril de 2010, o jogo também chegou ao iPad.



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